Reconhecimento

Vamos falar de coisa boa.

Sempre aponto com muita frequência o fato de não ser reconhecido no trânsito. Acontece sempre, e é o tipo de situação que é fácil de prever e para qual deve-se estar atento. Os motoristas que não reconhecem o meu direito de trafegar, com alguma frequência atiram os seus carros na minha direção como se eu simplesmente não estivesse ali.

Acontece, tristemente, muito.

É fácil de prever este tipo de situação que, tipicamente, acontece quando você vai seguir em frente, mas o carro vai virar à direita. Se o carro está na minha frente, a preferência é dele. Se o carro está ao meu lado, a preferência é minha. Se o carro está atrás de mim, a preferência é minha também. Nem sempre o carro que vai virar à direita sinaliza. Mas há outras formas de sinalizar que vai virar sem usar o pisca-alerta. Em Salvador – talvez em todos os lugares, mas aqui, com certeza – você é obrigado a entender essa linguagem que mistura “expressão corporal”, lei de Gerson, preguiça e desrespeito.

Mas, como anunciei, vamos falar de coisas boas.

Acumulei 3 casos de motoristas que, totalmente me reconhecendo como uma peça no tabuleiro do trânsito, reduziram a velocidade – ou aproveitaram que estávamos os dois parados no sinal vermelho – e me pediram informação. Coincidentemente, estávamos indo na mesma direção, e eu pude dizer: “é aqui perto, venha comigo“. E o carro foi, lentamente, me acompanhando até a direção. Os motoristas agradeceram com buzinadas amigas – bem diferente da maioria das buzinadas que eu recebo – e eu me senti cidadão, vivendo num mundo feliz. Duas vezes no Rio Vermelho, uma vez nos Barris.

A sensação não demora a desaparecer, mas é muito bom ser visto como alguém que existe e integra o trânsito e pode conviver de forma harmoniosa e benéfica para todos, nessa nossa selva que tantas vezes é tão difícil.

Por hoje é isso.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

