Curitiba e Brasília

Viajei. E agora é assim. Pra onde eu vou, o olhar fica logo atento a procura de uma bicicleta.

Saí de Azul até Campinas, e de Campinas só vi o aeroporto. E lá não tinha bicicleta. De lá entrei em outro Azul rumo a Curitiba, fui fazer um trabalho ligeiro no Festival de Teatro. O hotel era perto do Teatro Guaíra, o “Guairão”, e lá tem bastante ciclovia. E alguns ciclistas.

Por um momento deixei meu coração me enganar. Teria eu encontrado aquele lugar, aquela cidade, onde o sistema funcionava, a integração acontecia e a lei e a segurança eram respeitadas?

Não, né?

Pra piorar ainda entrei num supermercado pior que o Bompreço. Curitiba perdeu moral rápido demais.

Depois do trabalho tomando cerveja com os nativos, tive chance de perguntar a uma ciclista: “pessoal, porque os ciclistas aqui andam tanto na calçada?”. Andam mesmo. E os locais não negaram. Aliás, instaurou-se o caos na mesa de bar. De um lado, os que entendiam que a conjuntura forçava a passagem pela calçada, de outro, os representantes dos pedestre oprimidos pelos veículos de tração animal.

No Centro, por onde andei, as calçadas são largas, e o convite à desordem é grande. Entre os ciclistas que encontrei, no entanto, todos tinham plena consciência de estarem errados.

Diferente dos nossos que andam na contra-mão e ensinam. Não vi ciclistas na contra-mão em Curitiba. Devem existir. Mas não vi.

Saindo de Curitiba, fui a Brasília de Avianca. O vôo Brasília-Salvador foi cancelado depois do horário do vôo, e eu tive que ficar 24h na capital para viajar no dia seguinte. Um inferno. Vi ciclistas-esportistas, totalmente paramentados, praticando, correndo em suas speeds. Não conta.

E foi assim.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

