24 de abril

Querido diário,

Hoje pedalei só 1,5 Km, indo almoçar aqui pertinho. Sem surpresas ou emoções.

O foco hoje fica nos contatos institucionais.

Liguei para a Transalvador. Ok, não foi tão simples assim. Eu não sabia se eu tinha que entrar em contato com o DETRAN ou com a Transalvador, ou outro órgão que eu desconheça. Tentei o DETRAN, achei um telefone em um link com alguma sub-cabine do funcionalismo público que parecia que podia ser o caso. Não era. Depois tentei a Transalvador. Você já visitou o PORTAL da Transalvador? Não? Experimente. Mas antes, vamos tentar um joguinho: você quer ligar para eles, para registrar uma infração de trânsito, esta é a sua primeira visita e você vai cronometrar o tempo que você vai levar para achar o número deste importante órgão municipal. 1, 2, 3, vai!

Eu levei uns 15 minutos. Não está no rodapé do site. Não está no topo. DICA: está em cinza, no fundo branco, tamanho de fonte 10.

Liguei não deu certo. Liguei não deu certo. Liguei não deu certo. O que é não dar certo? É você ouvir um “caplanc” depois de um tempinho chamando e ficar mudo. É isso. Depois deu certo. Uma funcionária me atende eu explico:

– Ontem eu pedalava de volta para casa, e um caminhão cometeu uma infração que colocou a minha vida em risco, eu anotei a placa, eu gostaria de…
– Ontem?
– Isso, ontem pouco depois do meio-dia…
– Mas o senhor tinha que ter ligado na hora!
– Porquê?
– Porque aí a gente poderia enviar um agente…

PAUSA PARA PENSAMENTOS.
Claramente, se a denúncia não é feita na hora a infração deixa de existir. Não faz sentido registrar. É como se não tivesse acontecido.

– Bom, o que eu estou dizendo é que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista de um veículo motorizado é responsável pela segurança do veículo não motorizado, que a lei determina que para ultrapassar ciclistas ele deve diminuir a velocidade e passar a uma distância de 1 metro e meio, e o descumprimento desta norma é uma infração média e deve ser punida com multa. Isso aconteceu comigo. E eu queria registrar. É nesse telefone? Se não é, onde eu posso fazer isso?
– Um momento.
Música.

Um rapaz atende.

– Bom dia.
– Bom dia – repito a minha história, informando placa e modelo do carro.
Ele pergunta o meu nome, onde ocorreu, a que horas. Não se importa em saber como se escreve “Camilo Fróes Souto Maior”. Isso praticamente não acontece na vida. Todos perguntam: “Danilo?”, “Murilo?”, “O quê? CAMILO?!”, “Góes?”, “Flores?”. Este rapaz entendeu de primeira. Na minha imaginação ele fez um registro de brincadeirinha para que eu ficasse quietinho. Pode não ter sido isso. Pode ter um “Fróes” na família dele. Ou mesmo dois. Mas eu acho que ele apenas me enrolou. Não quis saber detalhes, nem de provas factuais, nem de testemunhas, não informou sobre quais providências poderiam ser tomadas, nada. Se livrou de mim. Eu posso viver com isso.

Enviei um e-mail à TAC Alimentos ontem. Hoje obtive respostas. Rápidas, enérgicas e totalmente satisfatórias. O primeiro veio da Supervisão de Operações, pediu desculpas, disse que o motorista foi identificado e advertido, e que por conta do incidente, aconteceria uma ação sobre conduta no trânsito. Emocionei. Mais tarde, outro e-mail, dessa vez do dono da empresa. Ele diz que também é ciclista e que a situação é um total absurdo e as coisas não vão ficar assim. Fiquei muito, muito animado de ter obtido resposta.

Pois é, garotada, o dono da empresa é ciclista, meus vizinhos são ciclistas, nós estamos chegando.

Hoje, segundo reportou o iBahia um ciclista foi atropelado no Vale do Canela, próximo ao Chuleta. =/

Terça-feira, 24 de abril: 1,5 Km. Total:268,8 Km

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

